Alagoas vai sediar encontro nacional de presidentes das Juntas Comerciais
Evento será promovido nos dias 25 e 26 de agosto com previsão de reunir os 27 presidentes das Juntas Comerciais e outros representantes das entidades
Texto de Hotton Machado
Melhoria do ambiente de negócios no país e avanço do empreendedorismo. Esses são os intuitos da próxima edição do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais, que contará com Alagoas como a sua próxima sede. A nova convenção acontecerá em Maceió, nos dias 25 e 26 de agosto.
A conferência está prevista para reunir os 27 presidentes das Juntas Comerciais, além de representantes dessas entidades, em discussões focadas na simplificação do registro empresarial como um todo no Brasil, nos caminhos para evolução da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e no fortalecimento das Juntas Comerciais como instituições.
As Juntas Comerciais são também as entidades estaduais responsáveis pela administração e pela manutenção da Redesim em cada estado, algo que é debatido nesses encontros dirigidos pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) além do registro e com foco também na expansão dos processos de licenciamento.
Para a presidente da Fenaju, Alzenir Porto, essa troca de experiências entre os estados é essencial para o desenvolvimento econômico do país e tem mostrado resultado, com as médias dos prazos para o registro empresarial apresentando uma queda em todo o território nacional dentre outros avanços estatísticos.
“Ao longo desses últimos anos, as Juntas Comerciais cresceram consideravelmente, melhorando o ambiente de negócios no país e se transformando em um fomento da economia. Isso foi possível por conta das reuniões realizadas pela Fenaju nas Juntas de todo o Brasil, onde os serviços são aprimorados com essa troca de experiências entre os presentes nos encontros. Todos os estados brasileiros apresentaram um crescimento no número de empresas abertas no primeiro semestre de 2021, a realidade do registro empresarial no Brasil mostra que as Juntas Comerciais estão fazendo o seu papel”, ressaltou a gestora, que também é presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi).
Responsável pela organização desta edição do evento, caberá à Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentar a realidade atual de funcionamento do órgão, que tem o Portal Facilita Alagoas como interface da Redesim.
“Alagoas vive um momento ímpar quanto ao registro empresarial. As aberturas de negócios estão cada vez mais ágeis exatamente por dispormos para o empresariado um ambiente totalmente on-line, podendo ser dada entrada ao processo de qualquer lugar e a qualquer hora do dia. A realização do encontro em nossas terras só reforça esse bom momento, onde a gente poderá evoluir ainda mais e pensando no Brasil como um todo, além de mostrar como trabalha Alagoas, que sempre foi referência nas melhorias do registro empresarial”, destaca o presidente da Juceal, Carlos Araújo.
As reuniões do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais terão como local a Casa da Indústria Napoleão Barbosa, sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).