Junta Comercial cria ‘Balcão Único ES’ e facilita abertura de empresas no Estado
A abertura de empresas no Espírito Santo vai ficar ainda mais fácil a partir de agora. Isso porque, a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees)desenvolveu a plataforma 'Balcão Único ES', na qual empresários ou contadores responsáveis por empresas poderão preencher todas as informações necessárias para a regularização dos negócios.
O presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael, explica que antes os interessados em abrir novos empreendimentos deveriam preencher o Documento Básico de Entrada (DBE) no site da Receita Federal, depois encaminhar as informações para a Junta Comercial. "Com o Balcão Único ES o procedimento será muito mais rápido, evitando deslocamentos e burocracia que são desnecessários. Tudo será feito pelo Simplifica ES", disse Rafael.
Os dados que antes eram coletados no DBE agora serão coletados na Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e quando o processo for deferido pela Junta Comercial as informações serão enviadas pelo Integrador Estadual (Simplifica-ES) à Receita Federal, que devolverá o CNPJ para o protocolo e alimentará o cadastro dos órgãos integrantes da RedeSim.
"Desde o início da gestão estamos trabalhando para reduzir a burocracia e facilitar a abertura de novos negócios no Espírito Santo. Sabemos que o trabalho tem sido bem feito, porque, em 2021, o Estado registrou o maior número de empresas abertas – 18.272. Esperamos que com o Balcão Único ES ajude a aumentar ainda mais esses números em 2022", acrescentou o presidente da Junta Comercial.
Outro ponto que deve ter mais destaque com a utilização do Balcão Único ES é o tempo médio para a abertura de novas empresas. No ano passado, o Espírito Santo esteve diversas vezes entre os Estados com o menor tempo médio para a abertura de empresas. "Nosso objetivo é que o tempo médio para a abertura de empresas no Estado seja menor que 24 horas, o que nos consolidará como um dos Estados mais céleres do Brasil", completou Carlos Roberto Rafael.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
[email protected] / [email protected]