Balcão Único simplifica a abertura de empresas em mais 11 estados do país
Empreendedores de mais 11 estados brasileiros passarão a contar com o Balcão Único para iniciar um novo negócio, sem sair de casa e sem burocracias, por meio de um formulário digital. A solução tecnológica – desenvolvida pelo governo federal para integrar os dados entre órgãos de cada esfera do governo – foi implementada recentemente nas juntas comerciais do Paraná, Piauí, Rondônia e Maranhão. A iniciativa será integrada aos sistemas de Alagoas, Goiás, Sergipe, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. O Balcão Único já está em funcionamento em São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Com a tecnologia do Balcão Único, todos os passos necessários para o funcionamento da nova empresa podem ser realizados com número reduzido de procedimentos e de forma totalmente on-line. Pelo sistema, a coleta das informações é feita por meio de formulário digital único pelo qual o empreendedor efetua o registro da empresa e já obtém o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
A presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU), Alzenir Porto, salienta que a solução simplifica o procedimento de abertura de empresas e incentiva a formalização de negócios. "Com o Balcão Único, toda a coleta de dados será realizada exclusivamente no sistema integrador, evitando duplicidades de informações, reduzindo os erros de preenchimento de formulários e tornando mais célere a abertura de empresas", aponta.