Feira do Empreendedor gera mais de R$ 7 mi em negócios no Maranhão
Números apontam que a 10ª Feira do Empreendedor foi um marco na história do empreendedorismo maranhense.
Os números apontam que a 10ª Feira do Empreendedor foi um marco na história do empreendedorismo maranhense. Nos quatro dias de evento, realizado pelo Sebrae, tendo como correalizador o Governo do Estado, no período de 31 de março a 03 de abril, um total de 31.371 visitantes estiveram no Multicenter Negócios e Eventos, contabilizando mais R$ 7.207.400 em volumes de negócios futuros.
Participaram do evento 39 caravanas com 1283 pessoas de todas as regiões do estado; 11 escolas com 765 alunos visitantes; 190 expositores, 77 reuniões na Rodada de Negócios, além de 17,2 mil visualizações no youtube, que transmitiu a Feira do Empreendedor e 21.012 pessoas capacitadas nas arenas.
O público teve a oportunidade de participar de uma vasta programação durante o evento, que se consolidou como um ambiente propício de negócios, inovação, oportunidades e empreendedorismo.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, ressaltou que, com o sucesso da Feira, o Maranhão deu um exemplo para o Brasil, ao oferecer oportunidades para quem quer empreender e para pessoas que já empreendem no estado logo após esse período mais crítico da pandemia. “Fizemos uma Feira grandiosa, com o apoio do Governo do Estado e de 20 patrocinadores e parceiros, que acreditam na força do empreendedorismo maranhense”, frisou o presidente.
Presença
O encerramento da Feira do Empreendedor foi o primeiro evento oficial em que o governador Carlos Brandão participou como chefe do executivo, visto que sua posse ocorreu no dia anterior.
Em uma participação no Painel Elas por Elas, na programação de empreendedorismo feminino da Feira, Carlos Brandão destacou a parceria entre o Governo do Estado e Sebrae, saudando a capacidade realizadora da instituição e enfatizando iniciativas como o Programa Cidade Empreendedora, executado em 53 municípios do estado, mediante parceria Governo do Estado e Sebrae, bem como o Maranhão Mais Empreendedor – parceria entre Sebrae e a EMAP, que beneficia 1500 empresas na área do Complexo Portuário do Itaqui, parcerias que levam benefícios aos pequenos negócios do Maranhão.
Empreendedorismo feminino
Reforçando a importância do empreendedorismo feminino, o potencial empreendedor do Maranhão e a importância estratégica dos pequenos negócios como vetores de desenvolvimento, Brandão afirmou que “não existe outra saída para o desenvolvimento do estado”, se não houver união de todos os segmentos ao Governo para dar apoio aos pequenos negócios, “que realmente são uma força na nossa economia”.
“Estamos saindo de uma pandemia que exigiu muito de todos nós. Queremos criar um grande programa de recuperação econômica do Maranhão, que possa fortalecer a economia e gerar oportunidades para quem empreende. E, nesse desafio, desejamos contar com as entidades e com instituições como o Sebrae. É esse um dos nossos grandes desafios”, disse ele. “Contem com o nosso governo como incentivador e parceiro”, acrescentou.
A Feira também celebrou a cultura maranhense, a economia criativa, cadeias produtivas relevantes no estado e o empreendedor local, trazendo para a agenda dos pequenos negócios questões como sustentabilidade, acessibilidade e responsabilidade socioambiental.
Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade, a edição 2022 da Feira do Empreendedor cumpriu importante papel neste momento de retomada econômica.
“Projetamos e entregamos uma feira com múltiplas oportunidades, com inúmeras opções de capacitação, acesso a orientações e inovação. Uma Feira pensada para oferecer ao empreendedor de pequenos negócios todo o suporte para que possam se posicionar no mercado, proporcionando contato com tendências de negócios, a nova economia e mercados promissores”, disse Mauro Borralho de Andrade.
Segundo ele, o objetivo da feira é procurar entender a jornada do empreendedor e oferecer suporte para que tenham uma atuação mais eficiente, com ações marcadas pela sustentabilidade e acessibilidade que favorece ao Maranhão como um todo.
“É, sobretudo, uma Feira focada no empreendedorismo por entender que este é caminho para a promoção do desenvolvimento, da cidadania e para dar dignidade aos nossos empreendedores. Uma Feira que mobilizou o Sebrae/MA, deixando um saldo muito positivo para todos”, pontuou o executivo.
Apoiadores da Feira
O evento teve como parceiro correalizador o Governo do Estado e como patrocinadores o Sistema Fiema, com participação do Sesi/MA, Senai/MA, Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MA e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF; Faema-Senar/MA; Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP; Star 1; Grupo Equatorial Energia/Enova; Fecomércio/MA, com ações do Sesc/MA; Alvorada Motos; Acústica Produções; Suzano; Safemed/Vitalmed; JR Voltz; Sinduscon/MA; Vale; Banco do Brasile Banco do Nordeste.
A Feira contou, ainda, com o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate e da Agência Espacial Brasileira – AEB; Prefeitura de São Luís (com ações da Semfaz, Amdes, Setur, Semispe, Semurh/Blitz Urbana, Semapa e Semus); G7 Cooperativa de Turismo; Amagames; Uniceuma; UFMA; Conselho Regional de Contabilidade – CRC; INSS e Secretaria de Administração de São José de Ribamar – Semas.
Como correalizador, o Governo do Estado levou para a Feira as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI; Indústria, Comércio e Energia- SEINC, Junta Comercial do Maranhão – Jucema e do Programa Produzido no Maranhão.