Avanços da Jucema são destaque na apresentação do III Ciclo do Cidade Empreendedora
A desburocratização do ambiente de negócios, a melhoria no tempo de abertura de empresas e a prestação de serviços totalmente online consolidados pela Junta Comercial do Maranhão foram citados como grandes avanços do Governo do Estado para estimular o empreendedorismo. O reconhecimento foi feito na manhã desta sexta-feira (11) durante a programação de lançamento do III Ciclo do Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae-MA, no Multicenter Negócios e Eventos.
Durante a apresentação, o gestor estadual do programa, José Noleto, explicou a dinâmica do projeto, a importância dos parceiros e alguns resultados obtidos em várias regiões do estado. Ele destacou o desempenho da Jucema especialmente na redução do tempo de formalização de novos negócios. “Esse é mais um facilitador do empreendedorismo que mostra o quanto avançamos nos últimos meses. É um trabalho altamente relevante que gera impactos positivos e muitas oportunidades para os pequenos negócios. Agradecemos à equipe da Jucema pelo trabalho extraordinário que tem feito nesse sentido”, reforçou o Noleto.
Em sua fala, o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com o Sebrae-MA na concretização de importantes projetos para o desenvolvimento do estado. Ele citou o programa Empresa Fácil que já está na sua segunda fase como um dos eixos exitosos contemplados pelo projeto Cidade Empreendedora. “Essa parceria com o Sebrae tem sido fundamental para a gestão estadual. Conquistamos grandes avanços por meio dessa interlocução e apoio que desde 2015 tem assegurado ótimos resultados. Hoje temos uma Jucema totalmente digital, estamos entre as juntas comerciais mais rápidas do país e agora com a Fase 2 do Empresa Fácil, essas melhorias serão ainda mais amplas para os empreendedores”, explicou o presidente.
A apresentação do novo ciclo reuniu agentes de desenvolvimento, gestores públicos, prefeitos e secretários municipais das cidades maranhenses que aderiram ao programa. No total 70 municípios integram a iniciativa adotada pelo Sebrae no MA desde 2021 em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Indústria e Comércio e da Jucema. O objetivo da nova etapa é dar continuidade na implantação de políticas de desenvolvimento por meio de eixos que contribuam para a transformação local