Pequenos negócios geram 83% dos empregos no Maranhão
Os pequenos negócios foram responsáveis por 83% dos postos de trabalho no Maranhão. Em números absolutos, os pequenos negócios, atualmente, geram 16.412 dos 19.753 empregos formais em 2020 no estado. Os dados integram um levantamento feito pela Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) e reafirmam a força desse segmento na economia maranhense.
Os dados são baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia. O saldo de empregos gerados por esses negócios é quase três vezes maior que o saldo de empregos gerados pelas médias e grandes empresas que juntas somaram 6.126 postos de trabalho.
São resultados positivos que inserem o Maranhão no contexto nacional de crescimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Somente elas geraram para o Brasil mais de 293 mil das contratações com carteira assinada.
Em quase todos os setores o saldo de empregos foi positivo, mas foram as microempresas do setor de comércio que puxaram as contratações em 2020, criando mais de 7 mil postos de trabalho. Em seguida estão os pequenos negócios de serviços que mais tiveram empregabilidade no Maranhão.