Com facilitação do certificado digital desde março, Rondônia abriu 6.649 novas empresas
Dados da Secretaria Geral da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) revelam a abertura de 6.649 novas empresas, desde o mês de março.
“Foram 1.754 naquele mês, 1.160 em abril, 1.477 em maio, e 1.314 em junho”, informou o secretário geral, Leilson Souza, considerando as Micro e Pequenas Empresas Individuais.
Conforme o cômputo da Jucer, de 1º a 31 de março o Estado teve 590 empresas extintas, incluindo micro e pequenas empresas individuais (MEI’s). Em abril 367, em maio 522, e em junho 384.
A pandemia levou a Jucer a modificar sua forma de atuação, para não prejudicar o empresariado. Segundo Leilson Souza, a situação melhorou a partir da parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
“Diminuímos custos para o empresário, que não precisou ir até a Junta para abrir empresas, porque os contadores conseguiram para eles o certificado digital. Estão filiados ao CRC 1,4 mil profissionais.
Para participar de licitações, muitas empresas precisavam levar a documentação fisicamente à Jucer, porém, a agregação de serviços facilitou a continuidade do seu ritmo de trabalho. Empresários queixavam-se da maneira como protocolar documentos, até encontrarem as facilidades proporcionadas pela Junta e pelo CRC.
A agilidade também aconteceu, graças à Instrução Normativa nº 62, editada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI).
Texto: Montezuma Cruz Secom - Governo de Rondônia