• Acessibilidade
JUCISRS anuncia suspensão temporária por 90 dias da taxa de abertura de empresas

JUCISRS anuncia suspensão temporária por 90 dias da taxa de abertura de empresas


A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, Lauren de Vargas Momback, anunciou na manhã do dia 23 de outubro (sexta) que a autarquia irá suspender temporariamente a cobrança dos serviços para abertura de empresas pelos próximos 90 dias, conforme Resolução aprovada pelo Colégio de Vogais em 22/10. 





Segundo Lauren, a medida visa estimular o empreendedorismo no RS. Ela explica que, neste momento de incertezas devido à Pandemia do Coronavírus, a Junta Comercial tem como diretriz contribuir para que novas empresas sejam constituídas.





"Acreditamos que a decisão de não cobrarmos taxas por 90 dias, irá fazer a diferença para o empresariado gaúcho que sonha em concretizar seu negócio, gerando mais empregos e renda". 





Lauren disse ainda que, a Resolução não implicará em desequilíbrio orçamentário para o Estado, já que o órgão de registro é superavitário.    





Com esta iniciativa, segundo a gestora da JucisRS, os empreendedores serão estimulados a saírem da informalidade, criando serviços e soluções por meio de sua empresa.





Conforme Resolução a ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (26/10), estarão suspensas de taxas de abertura na JucisRS, as seguintes naturezas jurídicas:





Limitada (LTDA;





Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI);  





Empresário Individual (EI);  





Cooperativas.