DRE: Saiba o que é e entenda como funciona
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) consiste em um resumo das operações financeiras da empresa durante determinado período, visando esclarecer se a empresa teve lucros ou prejuízos.
⠀
Em outras palavras, se trata de um demonstrativo contábil que costuma ser aplicado dentro do regime de competência no intuito de mostrar como se constitui o resultado líquido do exercício (anual), através da comparação entre receitas e despesas.
⠀
Este demonstrativo apresenta uma síntese dos resultados provenientes de atividades operacionais e não operacionais do negócio, o que normalmente é feito de maneira gerencial mediante projeções de crescimento, custos, entre outros fatores, como o modelo fiscal, no qual é possível apresentar os impostos e taxas recolhidas no decorrer do ano.
⠀
Por qual motivo deve-se usar a DRE?
Através da DRE há como identificar possíveis gargalos de produção, bem como, oportunidades para otimizar a aplicação de recursos, sendo assim, ao utilizar a equação para o cálculo da margem de lucro RSSV, a empresa poderá ser orientada adequadamente sobre as atividades exercidas mediante os resultados.
⠀
É provável que um determinado produto ou serviço esteja apresentado resultados mais estáveis em comparação a exercícios distintos, porém, ainda que essa estabilidade pareça positiva, ela pode representar uma perigosa zona de conforto a qual deve ser evitada.
Fonte: Jornal Contábil